China
A China, país do Extremo Oriente asiático, terceiro maior do mundo em superfície e o maior em população. Limita-se ao norte com a República da Mongólia e com a Rússia, a nordeste com a Coréia do Norte, a leste com o mar Amarelo e o mar da China Oriental, ao sul com o mar da China Meridional, o Vietnã, Laos, Myanmar (ex-Birmânia), a Índia, o Butão e o Nepal, a oeste com o Paquistão e o Tadjiquistão e a noroeste com o Quirguistão e o Cazaquistão. Conta com mais de 3.400 ilhas costeiras, sendo Hainan a maior delas. A superfície é de 9.571.300 km2, sem contar com Taiwan. A capital é Pequim e a maior cidade é Xangai.
Mais de um quinto da população mundial vive dentro de suas fronteiras. A ascensão do governo comunista, em 1949, é um dos fatos mais importantes de sua história. Desde o final da década de 1970, saiu de seu isolamento em relação à comunidade internacional e procurou modernizar sua estrutura econômica.
Espetaculares pináculos calcários, com altitudes compreendidas entre 30 e 182 m, flanqueiam as margens do rio Lei, em uma região montanhosa e arborizada que se estende pelas terras altas do sul da China, próximo à localidade de Guilin. Muitos pintores e poetas do país refletiram em suas obras a magnificência desta paisagem.
. Compreende grande diversidade de paisagens. Em termos gerais, os pontos mais altos da China encontram-se no oeste, onde se acham algumas das cadeias montanhosas mais elevadas do mundo. Três delas, Tien Shan, Kunlun e Tsinling, datam da era paleozóica (ver Geologia). A quarta, o Himalaia, formou-se durante o período oligoceno. No período quaternário, a atividade tectônica manifestou-se sob a forma de devastadores terremotos.
A China pode ser dividida em seis grandes regiões geográficas, cada uma delas dotada de considerável diversidade geomorfológica e topográfica. O noroeste é constituído de duas bacias, a de Dzungaria (Junggar Pendi) no norte e a de Tarim He, no sul, com o deserto de Takla Makan (Taklimakan Shamo)