Teste da chama
Engenharia de Produção - 3° período noturno - Profª.: Cláudia Guerra
NOMES
RELATÓRIO DE QUÍMICA GERAL
TESTE DA CHAMA E PREPARO DE SOLUÇÕES
São Luís, 4 de Setembro de 2012
AULA DO LABORATÓRIO PARTE I - TESTE DA CHAMA
RESUMO
O teste de chama é um procedimento utilizado na química a fim de detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento.
Esse teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. A radiação que é liberada por alguns elementos, pode ser observadas pelo olho humano, que as enxerga através de cores. Dessa forma, é possível identificar a presença de certos reagentes devido à cor característica que eles emitem quando expostos à chama.
INTRODUÇÃO
Em nossa aula prática no laboratório do dia 28 de agosto de 2012, fizemos o teste da chama. Esse teste baseia-se no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, emite uma quantidade de energia radiante, igual àquela absorvida, cujo comprimento de onda é característico do elemento e da mudança do nível eletrônico de energia. Assim, a luz de um comprimento de onda particular ou cor, é utilizada para identificar o referido elemento. (BACCAN, 1988)
A temperatura da chama do bico de Bunsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornar ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama. Tal procedimento é denominado de teste da chama.(BACCAN, 1988)
MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS
- Bastão de vidro;
- Tubos de ensaio;
- Bico de Bunsen;
-Béquer;