Teste da chama- relatório
Data: 18 de Abril de 2013.
Profª Paula K. C. Signor
Teste da chama O Teste da chama teve importância histórica como um dos testes empregados na detecção de certos elementos em amostras de minerais. Segundo o modelo de Bohr, quando átomos são submetidos a uma chama, o calor excita os elétrons, isto é, faz com que passem para níveis de maior energia. Ao voltarem aos níveis iniciais, liberam energia na forma de luz, cuja cor é característica dos átomos de cada elemento.
Objetivo:
Verificar a cor das chamas com a excitação dos elementos metálicos.
Materiais:
Fio de Níquel-cromo, Bico de Bunsen, colher, pó de Cobre, cloreto de potássio, cloreto de bário, carbonato de cálcio, acetato de sódio e cloreto de sódio e solução de ácido clorídrico a 1%. Procedimentos: 1. Na ponta de um fio de níquel-cromo coloque uma pequena amostra de cloreto de sódio (NaCl) e leve à chama de um bico de Bunsen, segurando-o com uma pinça de madeira para não quer queimar os dedos. 2. Repetindo a ação, na ponta do fio de níquel-cromo coloque uma pequena amostra dos seguintes elementos químicos e observe a emissão de luz: 3.1. Cobre em pó; 3.2. Cloreto de potássio; 3.3. Cloreto de bário; 3.4. Carbonato de cálcio; 3.5. Acetato de sódio; Discussões: 1) O que foi possível observar no procedimento com a presença de cloreto de sódio?
2) Como você já sabe, as cores são emitidas pelos átomos de alguns elementos. Qual a cor que cada elemento químico emitiu no procedimento 2.1., 2.2., 2.3., 2.4. e