teste com baricentro
Alunos presentes:
NOMES
RA
TFGE LABORATÓRIO
Prof.ª
Através do experimento do Baricentro estudamos o centro da gravidade de um corpo que é por onde passa a linha de ação do próprio corpo, independente de qualquer que seja a posição ocupada por esse corpo.
Introdução:
Nosso objetivo neste experimento é de determinar o Baricentro de figuras planas e suas propriedades.
Procedimentos/resultados:
Logo no começo da aula utilizamos as figuras planas de madeira. Primeiramente desenhamos cada uma das figuras em uma folha sulfite, em seguida prendemos a figura plana na folha com seu desenho com tachinhas, no nosso experimento usamos três pontos diferentes para prender a folha.
Após todo esse processo colocamos no Baricentro e traçamos a linha de cada ponto com a tachinha, isto é, quando o sistema entrava em equilíbrio. Para terminar o processo traçamos com lápis todas as linhas marcadas, formando assim um encontro entre as linhas, ou seja, o centro de gravidade de cada corpo (figuras).
Análise dos resultados:
Analisando cada figura que estavam presas com as tachinhas em locais diferentes, podemos ver o encontro das linhas traçadas, confirmando assim o centro de gravidade. Podendo haver erros humanos na traçagem das linhas, causando assim imperfeições no experimento.
Conclusão:
Podemos concluir que realmente o Baricentro dá resultados concretos, mesmo sendo em pequena escala (por ser pequenas figuras de madeira), porém é de grande serventia na engenharia em geral, pois seu uso é fundamental. Logo adquirimos muito conhecimento através do experimento em Laboratório.
Bibliografia:
Não utilizada.
O estudo da geometria analítica é fundamentado nos cálculos de coordenadas e distâncias entre pontos, tendo as suas respectivas especificidades. Por ora veremos um estudo relacionado ao baricentro de um triângulo.
O triângulo é, sem dúvidas, a figura mais estudada na matemática e possui grande aplicabilidade em outras áreas como, por