Teste Chama-Julio Dantas Lagos
LARGO PROF. EGAZ MONIZ ∙ APARTADO 302 ∙ 8601-904 LAGOS ∙ TELEFONE 282770990 ∙ TELEFAX 282770999
Email: info@esjd.pt
www.esjd.pt
Nome da actividade: Análise elementar por via seca
Participantes: Afonso Gomes, Diogo Duarte, Luís Rodrigues, Vasco Ferreira
Professor responsável: Professora Dina Albino
Contactos: Email - f188@esjd.pt · Telemóvel - 918663640
Escola: Escola Secundária Júlio Dantas de Lagos (400312)
Contactos: Email – info@esjd.pt · Telefone - 282770990 · Página Oficial http://www.esjd.pt
Resumo:
Esta experiência consiste na realização de testes, ou ensaios de chama, frequentemente utilizados na identificação de determinados compostos, nomeadamente de iões metálicos.
Proceder-se-á à elevação da temperatura destes sais, fazendo com que os catiões que os constituem se excitem, sendo posteriormente por isso emitidas radiações de cores específicas, características desses catiões metálicos, sob a forma de radiações visíveis.
Recorrer-se-á à combustão de uma amostra do composto no estado sólido num cadinho de porcelana resistente ao calor, usando algodão embebido em álcool como fonte de calor.
A partir da análise da coloração da chama será possível identificar o ião metálico do composto.
1
Conceitos:
A análise espectral consiste num de conjunto de técnicas que permitem a identificação de elementos químicos de um composto, pela análise dos espectros obtidos. Os espectros de emissão são constituídos pelo conjunto das radiações emitidas quando os electrões transitam de níveis de energia superiores para níveis inferiores. Cada elemento emite diferentes conjuntos de radiações, pelo que os espectros são únicos para cada elemento, o que nos permite identificar os elementos pela análise dos espectros, assim cada elemento contém um espectro de emissão característico, funcionando como uma “impressão digital” que permite a sua identificação. A técnica da análise elementar por via seca (teste de chama)