Testando a mecânica classica (pêndulo)
Experimento Testando a mecânica clássica:
Pêndulo com colisão elástica
Luciano Bernabé*
1 Resumo
Experimentos de Física para o ensino médio não são populares.
Isso ocorre porque geralmente encara-se os experimentos físicos como sendo complexos e que exigem materiais não acessíveis.
Neste artigo mostrarei como fazer um experimento simples para antepor os resultados teóricos da física do ensino médio com resultados práticos.
Isto com materiais acessíveis.
2 Introdução
Boa parte das escolas não tem laboratórios de ensino de ciências (incluindo física), sendo que esta carência associada ao despreparo do corpo docente, causa deficiência no ensino e na motivação para aprendizagem de qualquer disciplina de ciências. Se verificarmos a biografia dos mestres da ciência, verificaremos que todos eles tiveram pessoas que as motivaram ou serviram de exemplo.
A presença de laboratórios de ciências ajuda, mas o que realmente falta é a figura inspiradora ou motivadora de pessoas ligadas a ciências.
Pelo seu aspecto exato, a física está inserida neste contexto com um dificultador a mais que é o raciocinio abstrato. E é nesse ponto que a experimentação cria o elo lógico que falta entre a realidade e a abstração física, e é com base nessa idéia que pretendo expor o experimento que liga os conceitos de conservação de energia
(Energia Mecânica Total) e choques elásticos, para fazer a previsão do local de queda da esfera após o choque.
3 Objetivos
Estimular o uso da teoria para prever eventos físicos.
*
Graduando em Física, UNESP Campus Presidente Prudente, lucberna@gmail.com
2
Utilizar materiais simples e acessíveis para executar um experimento em mecânica clássica. Mostrar que dentro de algumas premissas as previsões físicas são aceitáveis.
4 Material Utilizado
• 1 suporte para pendulo (pedestal);
• 1 carretel de linha numero 10;
• 2 birocas de mesmo tamanho e peso;
• 1 fita durex;
• 1 tesoura;
• 4 folhas papel sulfite;
• 4 folhas