Quimica
Vidrarias de Laboratório e suas funções
Os laboratórios, tanto de Química quanto de Física e Biologia, fazem uso de vários instrumentos. Tais instrumentos são chamados de vidrarias.
As vidrarias são, em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele.
Várias pessoas chamam, erroneamente, os vidros temperados de Pyrex, mas esta é uma marca comercial que distribui tal tipo de vidro.
Sem as vidrarias os laboratórios seriam de pouca serventia, portanto é essencial ter um apanhado geral sobre os principais instrumentos, sabendo pra que servem e como utilizá-los. Entretanto, elas devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado nelas é mais trabalhado que os de outros vidros quaisquer, assim sendo mais caros, obviamente.
As Energias Alternativas são aquelas surgidas como soluções para diminuir o impacto ambiental e para contornar o uso de matéria prima que normalmente é não renovável no caso da energia convencional, como o carvão e petróleo, por exemplo. Existem algumas delas que já alcançaram grandes avanços e estão bastante difundidas. A Energia Solar e a Energia Eólica vêm tomando lugar antes ocupado pela energia elétrica convencional com custo menor, e como a vantagem de ser grátis, precisando apenas de um investimento inicial. Energia Alternativa Objetivo Geral: Dominar os aparelhos, materiais e vidrarias do laboratório, entre eles o Bico de Bunsen e as pipetas, associando sua correta utilização. Objetivos Específicos: Associar o nome de cada material ou equipamento com o seu uso