era vargas
As mudanças culturais da era Vargas
ESCOLA VILA SÉZAMO
RECIFE: 12/2014
ALUNO: João Pedro Ferreira dos Santos
O cenário cultural ao longo da História do Brasil sofreu diversas modificações, especificamente durante o período que vai da Primeira República, 1889, ao final da Primeira Era Vargas, 1945. Como não poderia ser diferente, esse fenômeno está intrinsecamente ligado ao processo histórico brasileiro. Desse modo, é possível afirmar que realmente houve uma transformação do conceito de cultura nos contextos econômico, político e social brasileiro? É provável que sim... O primeiro período republicano no Brasil aconteceu entre os anos de 1889 a 1930. Esse foi um estágio de nossa história em que as oligarquias agrárias de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, ligadas à cultura cafeeira, exerciam o controle político, social e econômico.
A Era Vargas foi marcado por uma rica variedade de manifestações e a consolidação de outras novidades nunca antes experimentadas em nossa história. No tempo em que Vargas esteve à frente do país, observamos que o rádio era o mais importante meio de comunicação existente. Além de diferentes ritmos musicais, o rádio também era muito utilizado na divulgação de notícias e também contava com a encenação de novelas que eram acompanhadas por milhares de pessoas.
O samba era o gênero musical mais prestigiado pela população brasileira, que esperava atentamente o lançamento das marchinhas que deveriam fazer grande sucesso durante o carnaval. Nessa época, o carnaval deixava de ser uma manifestação cultural espontânea e informal para, aos poucos, transformar-se em um evento competitivo integrado por várias escolas de samba. Francisco Alves, Mário Reis, Carmem Miranda,