Tesouras
Não se sabe exatamente, mas os primeiros objetos semelhantes às tesouras surgiram no Antigo Egito, em 1500 a. C. Contudo, o formato com duas lâminas assimétricas, como conhecemos as tesouras hoje em dia, surgiu no Império Romano.
Um grande avanço na perfeição das tesouras, que até então eram imperfeitas no corte, foi dado por Robert Hinchliffe, o qual produziu o primeiro par moderno de tesouras em aço polido. A partir de 1967, novos métodos de fabricação d tesoura foram feito pela empresa Fiskars Corporation, da Finlândia.
As exigências sobre a tesoura são muitas, para cada função uma forma adequada, as tesouras devem abrir e fechar com precisão e facilidade, quando usadas apropriadamente e devem permanecer sempre afiadas.
As diferenças de qualidade entre tesouras começam com a escolha d material com que são fabricadas, passando pela forma com são trabalhados esses materiais e os processos de fabricação.
MATERIAIS
A importância da qualidade
A qualidade de uma tesoura é decisivamente influenciada pela qualidade do aço utilizado em sua fabricação. A qualidade do aço é um fator importante para que a tesoura cumpra plenamente suas funções e determina sua durabilidade.
A escolha dos aços é definida pelo processamento de fabricação da tesoura: a) Tesouras estampadas são feitas de aço inox b) Tesouras forjadas são feitas de aço carbono
Tesouras de aço inox
O aço inox é recomendado para tesouras que entram em contato com a umidade, pois com esse aço elas não enferrujam. Tesouras de aço carbono
O aço carbono é tipo mais antigo de aço fabricado e atinge um grau de dureza de 53 graus da escala Rockwell. Como pode enferrujar e apresentar manchas, as tesouras produzidas com esse tio de aço tem sua superfície revestida de níquel através do processo de galvanização. Quanto mais alta a quantidade de carbono, mais duro será o aço. Quanto mais alta a dureza do aço, mais durável o fio da lâmina.