TESOURA
Na Figura 1 pode-se ver uma estrutura de uma parede frontal com oitão, uma estrutura composta de montantes curtos, como se fossem prolongamentos dos montantes da parede. Esse tipo de estrutura pode ser usada em substituição a uma tesoura. O uso do oitão facilita a pregação do fechamento com tábuas horizontais, pois os montantes ocupam sempre o mesmo plano. O mesmo não acontece quando tesouras são usadas como suporte do oitão, porque dependendo da solução adotada poderão existir peças em planos diferentes.
Características
Prática para ser feita;
Exige apenas um conhecimento básico de carpintaria;
Construção rápida;
Sua colocação praticamente não demanda andaimes;
Seu uso é mais favorável em casas retangulares e telhado em duas águas¹;
Usadas geralmente em vãos entre 6 e 12 metros.
Em virtude de não necessitar de apoio intermediário, o interior das edificações é mais flexível e a própria obra pode tornar-se uma área de trabalho para a construção das paredes internas, fechamento interno, colocação de portas e janelas e todo o acabamento.
Dimensionamento
Devem-se observar os diferentes tipos de telha usados, sua massa e os esforços de ventos a serem considerados. Outro fator importante é o tipo de madeira a ser utilizado, bem como sua classe, pois esses fatores são fundamentais no dimensionamento estrutural.
Madeira
Os membros devem ser de madeira aplainada nas quatro faces de modo a não apresentar diferenças dimensionais significativas principalmente nas espessuras. Os elementos estruturais, principalmente os comprimidos, devem ser selecionados para apresentarem nós ou outros defeitos abaixo de certa dimensão,