Arranjo fisico industrial
A Superior Medicai Equipment Company fornece equipamentos elétricos usados como componentes na montagem de MRI, scanners CAT, scanners PET e outros equipamentos de diagnóstico médico. A superior tem plantas de produção em Phoenix (no estado do Arizona) e em Monterrey (no México).
Os clientes dos componentes situam-se em locais selecionados ao longo dos Estados Unidos e do
Canadá. Um armazém, que recebe todos os componentes das fábricas e os redistribui para os clientes, funciona em Kansas City (Kansas). A Figura 1 mostra a posição geográfica dessas instalações. A administração da Superior mostra-se cada vez mais preocupada com a localização de seu armazém, uma vez que suas vendas sofreram reduções decorrentes do avanço da concorrência e da variação nos níveis das compras dos seus clientes. O prazo do arrendamento do atual armazém está prestes a esgotar-se, e a administração analisa qual seria a melhor opção para o futuro - renovar o arrendamento do mesmo local atual ou arrendar espaço de armazenagem em outra localização. O proprietário do armazém atual fez uma proposta vantajosa, pela qual o contrato seria renovado à tarifa de $2,75 por pé quadrado/ano na instalação de 200.000 pés quadrados. Estima-se que qualquer outra instalação cobraria $3,25 por pé quadrado para um armazém de dimensões semelhantes. Um contrato novo de arrendamento, ou a renovação do atual, seria pelo prazo de cinco anos. Mudança de estoque, despesas de mudança para funcionários indispensáveis e outros gastos de localização representariam um dispêndio de $300.000, sem parcelamento. Os custos operacionais do armazém são entendidos como semelhantes, qualquer que venha a ser a localização.
Nos últimos anos, a Superior fez vendas de quase $ 70 milhões. Os custos de transporte entre as fábricas e o armazém de Kansas City totalizaram $ 2.162.535, e as remessas do armazém para os clientes custaram $ 4.819.569. A empresa gasta