A importancia da auditoria interna
A auditoria interna é uma das mais importantes ferramentas para o controle administrativo. A ausência de controles adequados para empresas de estrutura complexa a expõe a inúmeros riscos, freqüentes erros e desperdícios.
A necessidade das empresas investirem em desenvolvimento tecnológico, aprimorar seus controles, reduzir custos, tornando mais competitivo os seus produtos, faz com que necessitam de um grande volume de recursos.
A problemática vem com a expansão das organizações no mercado e o desconhecimento de seus administradores da necessidade auxílio de auditoria interna para obtenção de informações corretas da situação patrimonial e financeira da empresa, deixa de captar recursos juntos a terceiros, como empréstimos bancários ou abrindo seu capital social para novos investidores para investimento das mesmas.
O objetivo deste trabalho é demonstrar quais recursos que a organização obtém com auxílio da auditoria interna para evitar prejuízos irrecuperáveis e consiga recursos financeiros com qualidade e precisão das informações prestadas.
Referencial Teórico
Segundo Attie(1998), a contabilidade é a ciência que estuda, informa, é a ciência que estuda, informa, retrata e demonstra aos seus usuários (investidores, clientes, proprietários financiadores, etc.) a situação patrimonial da empresa. Ciência está formadora de uma especialização denominada auditoria, que tem como base uma ferramenta de controle da própria empresa.
A auditoria surgiu então da necessidade de confirmação por parte dos investidores e proprietário, que estão em busca das novas certezas que permitem vislumbrar perspectivas futuras e concretas para sua organização.
A auditoria trata-se de um controle administrativo, assessora da administração cuja função é avaliar a eficiência e eficácia de outros controles, levando informações seguras aos sócios e interessados na contratação da integridade contábil.
Dessa forma traz a importância da auditoria interna no cenário