Teses filosoficas de frases de kant
Texto sobre Kant Pag. 1
Aspectos de sua vida que influenciaram suas obras Pag. 2
Frases Pag. 3
Teses-paráfrases de cinco frases Pag. 4
Texto sobre Kant
Durante o período de sua produção ideológica, Kant adotou uma posição filosófica que buscava um meio-termo para as visões de empirismo (considera a experiência dos sentidos como a base do conhecimento) e racionalismo (razão humana a verdadeira fonte do conhecimento). Com isso ele afirma que todo conhecimento começa com experiências, mas que a razão organizaria esses dados empíricos.
Portanto, o ser humano, como ser dotado de razão e liberdade, é o centro da filosofia kantiana. Assim, a fim de investigar as condições nas quais se dá o conhecimento, ele desenvolve um exame crítico da razão, do agir humano (ética) e suas reflexões a respeito da estética.
Aspectos de sua vida que influenciaram suas obras
O jeito de Kant era um homem metódico. Além disso ele tinha uma saúde frágil. Também não se casou e muito menos teve filhos, mostrando ser uma pessoa com preocupações diferentes das pessoas comuns das sua época.
Kant tinha uma mãe que era meiga e que educou seus filhos na observância dos objetos e fenômenos da natureza. Ele mesmo a descrevia como uma mulher de entendimento amplo e comum, de correção nobre e de religiosidade autêntica. Fica claro a influência intelectual de sua mãe nele, tanto pela moral quanto pela epistemologia.
Quando ele estava na universidade demostrou independência no sentindo de traçar a por si mesmo o plano de estudo e persegui-lo de perto, característica que o seguiu pela sua vida intelectual.
Ele também foi muito influenciado por Martin Knutzen, professor de lógica e metafísica. Kant tinha inclusive orgulho de tê-lo como professor. Knutzen exigia de seus estudantes também o pensar por conta própria, algo que certamente influenciou esse filósofo.
Pode-se ver, portanto, que Kant teve