FUNDAMENTOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇÃO
A filosofia, não podendo atingir a verdade, poderia ajudar a repensar a educação, desde que tome consciência da subjetividade da área.
O espaço ocupado pela tradição humanista, com o ensino da história da filosofia, deveria ser ocupado por um sentido relativista.
O intuito da filosofia não deveria ser preencher mentes com conhecimento humanista, pois não existe uma verdade, mas sim edificar a construção do conhecimento.
Seu lema deveria ser modificar o homem por intermédio do debate, fomentando uma busca incessante de novos e melhores discursos.
Qual outra área melhor para ajudar na construção dos discursos do que a filosofia?
O verdadeiro discurso filosófico renuncia a qualquer representação, considerando que as palavras retiram seus significados de outras palavras.
Concluindo.
Não importa a posição que se adote, tampouco importa se a verdade é alcançável ou não.
O grande mérito da filosofia é questionar, derrubando a pretensão humana ao conhecimento pleno.
A diversidade filosófica deve ganhar uma nova dimensão e a verdade em si deve ser menos importante do que o processo de sua busca.
A principal tarefa da filosofia deve passar a ser garantir as condições de dialogo, tornando a discussão permanente e ininterrupta.
Abandonar a analise das funções do conhecimento, para abrir espaço à conversação, favorecerá o renascimento da filosofia.
A disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação tem como objetivo promover reflexões filosóficas que irão auxiliar o futuro pedagogo a entender a realidade educacional, além deconhecer e compreender as concepções predominantes e suas contribuições para o desenvolvimento do pensamento pedagógico.
Kant tentou limitar ao máximo o valor da metafísica, rejeitando o racionalismo de Leibniz e ao fenomenismo de Hume. Esse é o primeiro de uma série de artigos em que vou tentar apresentar a filosofia complexa de Kant. Terei como base a obra Compêndio de história da filosofia, de Thonnard.