Tese
ISO 9000 e ISO 14000
Nome: Aquiles Pereira Martins
Curso: Engenharia de Produção,
Periodo: 8º
Prof: Sabrina
Iso 9000.
O mundo enxergou a necessidade de padronizar a qualidade para atender as necessidades do cliente com isso e fato que através das exigências de clientes, vários países teve que mudar o seu conceito sobre a qualidade e focando principalmente o que e de agrado para o consumidor em se tratando de qualidade.
Surgimento:
A iso surgiu através de um comitê no país da Genebra no ano de 1987, para poder promover questões de normatização de produtos e serviços ou seja envolve todo ciclo de desenvolvimento de um produto tanto no tangível como também intangível, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. O objetivo de estabelecer critérios para implantação de Sistemas de Garantia da Qualidade. A primeira versão criou uma estrutura de três normas sujeitas à certificação, a ISO 9001, 9002 e 9003, além da ISO 9000 que era uma espécie de guia para seleção da norma mais adequada ao tipo de organização. Com três anos de atraso, a ABNT emitiu a primeira versão ( tradução) da série no Brasil. A mesma foi "batizada" com o nome de série NBR 19000. Em 1994, a série foi revisada, porém sem grandes modificações, apenas com uma pequena ampliação e alguns esclarecimentos em seus requisitos, mantendo a mesma estrutura , ou seja três normas sujeitas à certificação; em paralelo, agora não mais com os três anos de atraso, a ABNT revisou as normas brasileiras, adotando o nome "série NBR ISO 9000", alinhando-se com o resto do mundo que já adotava nomenclatura similar para suas versões nacionais ( exemplo: na Alemanha: DIN ISO 9000).
Modificação:
Em Dezembro de 2000 a série foi totalmente revisada; além das alterações em sua estrutura, agora temos apenas uma norma sujeita à certificação, a ISO 9001, a norma trouxe o enfoque de