Tabuleiro
Objetivo
Levar o peão até a última casa TODOS JOGAM e ser a primeira equipe a adivinhar a palavra.
Cartas
As cartas vêm marcadas com letras que representam diferentes categorias de palavras. São seis as categorias possíveis:
P Pessoa, lugar ou animal – incluindo suas partes e características
O Objeto – coisas que possam ser vistas ou tocadas.
A Ação – verbos ou expressões que designam uma ação
D Difícil – palavras difíceis, de qualquer categoria
L Lazer – Títulos de filmes, livros, jogos, esportes, artistas, etc.
M Mix – Palavras de qualquer uma das categorias.
Preparação
Os jogadores devem ser divididos em equipes – no mínimo duas e no máximo quatro. Não há limites de jogadores para cada equipe.
Obs.: o jogo fica mais rápido e emocionante se houver menos equipes e mais jogadores por equipe. Uma das equipes pode ficar com um jogador a mais, se houver número ímpar de jogadores.
- As cartas devem ser embaralhadas, recolocadas no berço plástico e dispostas no centro da mesa. Deve-se providenciar lápis e papel para todas as equipes.
- Cada equipe escolhe um peão e coloca no início do tabuleiro. Em seguida, segundo um critério qualquer, as equipes devem estabelecer quais jogadores serão os primeiros a desenhar e qual será a ordem do rodízio, para que, a cada vez de jogar, a equipe alterne seus jogadores na posição de desenhista.
O Jogo
PRIMEIRA RODADA
A casa inicial é uma casa TODOS JOGAM. O desenhista de uma das equipes pega a primeira carta e, sem que ninguém de sua equipe veja seu conteúdo, olha a palavra ou expressão que está na categoria MIX. Depois mostra-a apenas para os desenhistas das outras equipes. Todos a postos, a ampulheta é virada e os desenhistas começam a desenhar para os jogadores de suas equipes, tentando fazer com que eles acertem a palavra em questão.
Os jogadores vão propondo palavras até que alguém diga a palavra certa ou até que se