biologia
Joseph Priestley descobre o oxigênio, mais tarde, Antoine Lavoisier esclarece a natureza dos elementos. Priestley produz oxigênio em experimentos e descreve o seu papel em combustão e da respiração. Então, dissolvendo ar fixo na água, ele inventa água gaseificada. Priestley, ignorando a importância de sua descoberta, chama o novo gás "ar deflogisticado". Lavoisier dá oxigênio seu nome e descreve corretamente o seu papel na combustão. Lavoisier, em seguida, trabalha com outros para elaborar uma nomenclatura química, que serve como base do sistema moderno.
2. Teoria atômica (1808)
John Dalton fornece uma maneira de ligar os átomos invisíveis para quantidades mensuráveis, como o volume de um gás ou massa de um mineral. Sua teoria afirma que os elementos atômicos consistem em partículas minúsculas chamadas átomos. Assim, um elemento puro consiste de átomos idênticos, todos com a mesma massa, e compostos consistem de átomos de diferentes elementos combinados.
3. Combine átomos em moléculas (1811 em diante) químico italiano Amedeo Avogadro acha que os átomos em elementos se combinam para formar moléculas. Avogadro propõe que volumes iguais de gases em igualdade de condições de temperatura e pressão contêm números iguais de moléculas.
4. Síntese de uréia (1828)
Friedrich Woehler acidentalmente sintetiza uréia a partir de materiais inorgânicos, provando que as substâncias feitas por seres vivos pode ser reproduzido com substâncias não vivas. Até 1828, acreditava-se que as substâncias orgânicas só poderia formar com a ajuda da "força vital" presente em animais e plantas.
5. Estrutura química (1850)
Friedrich Kekulé figuras a estrutura química do benzeno, trazendo o estudo da estrutura molecular para a vanguarda da química. Ele escreve que depois de anos estudando a natureza de ligações carbono-carbono, ele veio com a forma do anel da molécula de benzeno após sonhar com uma cobra aproveitando a própria cauda. A estrutura incomum