Tese de Biologia
1. Introdução
Genética: “é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração”
Estudar a genética é algo difícil, extenso, mas sabemos que dentro desse amplo assunto algo que não podemos deixar de analisar são as hereditariedades, mutações e adaptações dos organismos.
1.1 História
Darwin, Mendel, Watson e Crick. O que eles têm em comum? Contribuições para o que sabemos sobre a genética hoje.
Charles Darwin propôs a teoria da Seleção Natural (entre 1832 e 1844) onde ele afirmava que as características que favoreciam os indivíduos eram repassadas geneticamente tornando-se mais comuns enquanto as menos favoráveis, mesmo também sendo passadas hereditariamente, tornavam-se menos comuns. A frase “O mais forte sobrevive” está diretamente ligada a essa teoria: O mais forte, aquele que conseguir passar mais características benéficas que auxiliarão a adaptação e sobrevivência da sua espécie, não será extinto.
Esse foi o princípio de tudo. Após mais de 20 anos o austríaco Gregor Mendel estabeleceu os padrões de hereditariedade de algumas características existentes mostrando que obedeciam a regra de estatística simples, Gregor utilizou como cobaia as ervilheiras. Em 1900 ele descobriu as leis fundamentais da hereditariedade, que mais tarde foram redescobertas independentemente por outros cientistas.
Mais tarde os biólogos James Watson e Francis Crick, mostraram que a base das informações genéticas eram os ácidos nucleicos, especificamente o DNA. A descoberta da estrutura do DNA permitiu que muitas outras descobertas fossem possíveis, assim outros cientistas e biólogos desenvolveram estudos que aprofundavam cada vez mais os conhecimentos relacionados à genética dos seres.
2. Objetivo
Proponho o estudo e o conhecer de nós mesmos, da genética dos seres vivos de forma embasada e