Tendencias pedagogicas
As novas correntes Pedagógicas e sua influência no Ensino -
Aprendizagem da Biologia no ISCED- Lubango.
Henriqueta M. Camenhe Pereira. – quetapereira@yahoo.com.br
1. Resumo 2. Introdução 3. Desenvolvimento 4. Materiais e métodos 5. Resultados e discussão 6. Conclusões 7. Bibliografia
RESUMO
As novas correntes Pedagógicas e sua influência no Ensino – Aprendizagem da Biologia no ISCED – Lubango estão baseadas na Pedagogia Humanista a qual tem diferentes interpretações mas um só fim, onde o estudante é sujeito da aprendizagem e não objecto. É com base nestas considerações que definimos como objectivo do nosso trabalho a avaliação das novas Correntes Pedagógicas e sua influência no Ensino Aprendizagem da Biologia no ISCED – Lubango.
Os materiais utilizados para este estudo foram os planos de aulas dos professores das disciplinas de Cordados, Plantas Inferiores e Antropologia. As teses de licenciatura dos estudantes do 5º ano:
1 - "Ambiente de Aprendizagem nas Escolas Primárias do Meio Rural. A Situação no Sector do Toco, Município do Toco, Município do Lubango." Henriqueta Mutaleno Camenhe Pereira. 2005.
2 – "Avaliação da Situação Nutricional da Comunidade Rural do Nôndua e seu Impacto Sobre o Aproveitamento Escolar das Crianças da Escola Primária Local". Florentino Samuel Javela Canjongo. 2006.
Utilizaram-se também materiais fotográficos da visita realizada no Namibe e Tchivinguiro.
Como resultado do nosso trabalho, formulamos as seguintes conclusões: O trabalho desenvolvido pelo colectivo de professores de Biologia em torno das actividades práticas intra e extra escolares influem positivamente no processo de Ensino e aprendizagem. São utilizados, no trabalho docente metodológico, as novas tendências pedagógicas nacionais e internacionais, como a Intelectopedagogia, Ecopedagogia e Egopedagogia. Ficou evidenciado que a pedagogia humanística tem a sua expressão máxima nos trabalhos de fim de curso