TERRAPLANAGEM
O projeto de uma estrada deve ser escolhido de forma a harmonizar os elementos geométricos da planta e do perfil. O custo do movimento de terra é significativo em relação ao custo total da estrada, por isso, sempre que possível deve ser feito o equilíbrio entre volumes de cortes e aterros, evitando-se empréstimos e/ou bota-foras.
Volumes
Admite-se que o terreno varia de forma linear entre duas seções consecutivas, o que de certa forma para distância entre seções de 20 m não gera erros significativos. O processo consiste no levantamento das seções transversais em cada estaca inteira do traçado
(estaca de 20 m).
Quando o volume de aterro é maior que o do corte: Va > Vc
Se a diferença puder ser compensada lateralmente não haverá necessidade de transporte. V=Vc
V = Va – Vc = volume de aterro do trecho com transporte longitudinal.
Observações
Custo de compensação dos volumes = custo de escavação + custo de transporte
Custo de não compensação = custo de escavação + custo de transporte para bota-fora + custo de escavação do material de empréstimo
+ custo de transporte de empréstimo.
Marcação de corte
Execução de corte
Deve-se obter,alem dos dados da figura o ângulo de inclinação do terreno natural ;
Distancia horizontal do off set esquerdo e direito;
Diferença de contas entre o eixo e o offset esquerdo e direito.
Controle topográfico da execução de cortes
1 –As estacas off set ficam afastadas de 5 m em cada lado. A razão é as máquinas começam a escavação exatamente nesses pontos.
2 – Nos pontos de off set são colocados piquetes com a indicação da altura de corte. O controle da altura é feito através dessas marcações.
Controle topografico da execução de cortes
A escavação prosegue ate as imediações das alturas He e Hd qdo se faz nova locação da plataforma inacabada do fundo do corte.
Em seguida