Terramoto de lisboa
Este livro foi escrito por Geneviève Bouchon em 1997 e foi publicado pela edição Fayard.
Geneviève Bouchon é uma historiadora francesa, especialista no Oceano Índico na época dos Descobrimentos.
Ela escreveu diversas obras relacionadas com Portugal.Bouchon, que já foi diretora de investigação do Centre National de la Recherche Scientifique, de França, e pertence à Academia de Marinha de Lisboa, especializou-se nas viagens portuguesas na rota das especiarias do século XV ao século XVII.Entre as obras que já publicou constam Albuquerque, le Lion des Mers d'Asie (Afonso de Albuquerque - O Leão dos Mares da Ásia), de 1992, Vasco da Gama de 1997 ( livro escolhido para esta ficha de leitura) e Inde Découverte, Inde Retrouvée - 1498-1630: Études d'Histoire Indo-Portugaise,de 1999.
O livro “Vasco de Gama” é uma biografia do celébre navegador Português, nascido em Sines, que foi o primeiro a descobrir o caminho da Europa para a Índia.
No primeiro capitulo deste livro fala-se sobretudo das origens e da infância do navegador ,vou fazer aqui um resumo deste capítulo.
Vasco Da Gama nasceu em Sines no fim dos anos 1460 ( ignora-se a data exacta do seu nascimento mas a data que se utilisa mais é a de 1469) .
Vasco era originário de uma familha de servos enobrecidos graças,especialmente, ao seu predecessor Álvaro Anes da Gama que se distinguiu na conquista de Algarve aos Mouros em 1450( Conferir árvore genéalógica de Vasco Da Gama na última página).
A familha de Vasco Da Gama esteve sempre ao serviço de uma ordem de cavaleiros que se chamava a “Ordem de Santiago” ,antiga como a ordem do “Templo”, que tinha como objectivo a luta contra o Islão. Vasco íria crescer na sombra das duas potências dessa época , a potência muçulmana e a potência cristã que estavam as duas implantadas em Portugal.
A sua infância em Sines foi marcada pelos descobrimentos e as conquistas que eram muito