Economia
Aula nº 2
Sumário: Estudo do Equilíbrio de um Mercado 1. Procura
1.1 Expressão analítica da função procura
1.2 Representação gráfica da função procura
1.3 Excepções a lei da procura
1.4 Distinção entre variação da quantidade procurada e variação da procura
Economia: Consiste na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços.
Também pode ser denominada como uma ciência social que estuda a actividade económica, através do desenvolvimento da teoria económica, e que tem na administração a sua aplicação.
Microeconomia: É a ciência que estuda o comportamento das unidades de consumo apresentadas pelos indivíduos, famílias, estudo das empresas, suas respectivas produções e custos , estudo da produção e preços dos diversos bens, serviços e factores produtivos.
Mercado: O lugar físico ou virtual de encontro entre consumidores e vendedores de um determinado bem ou serviço.
Enquanto que os consumidores agem com intuito de maximizar a sua satisfação/utilidade, os produtores procuram maximizar o lucro. O mercado ou sistema de preços não é senão o tipo de organização social que garante a coordenação das actividades entre os dois agentes económicos.
O sistema de preços funciona como sinalizador, emitindo a todo instante, indicio de escassez ou abundância de bens e serviços
Quando há escassez do produto a procura aumenta logo o preço também aumenta.
Quando existe a abundância a procura diminui logo o preço baixa.
1.Procura
A procura de um determinado bem( bem x ) (Qdx) depende de inúmeras determinantes entre elas: • Preço do próprio bem ( P x) • Rendimento (R ) • Preço de outros bens (P y) • Gostos ou preferências (G ) • Factores exógenos , não controláveis como a meteorologia( Fex) • Outros
Qdx= f( Px; R; Py; G; Fex)
A tomada de consideração de todas as variáveis em simultâneo impede-nos de tirar qualquer