Terra Papagalli
Terra Papagalli narra a história de Cosme Fernandes, o Bacharel de Cananoa, que era monge em Portugal. Porém, ao ter relações sexuais com uma donzela filha de nobres, é expulso para a Espanha, onde passa a viver. Cosme vem para o Brasil nas caravelas de Cristóvão Colombo com mais setenta e um prisioneiros, que por ser o único a ter feito faculdade (de direito) o apelidaram de Bacharel, como ao longo da história é chamado pelas demais personagens. Dentre os prisioneiros, os mais conhecidos são Jácome Roiz, criador de um potente remédio que causava vômitos incessantes; Lopo de Pina, um trapaceiro vindo da Turquia; e Antônio Rodrigues.
Ao chegar ao Brasil, as caravelas deixaram alguns dos prisioneiros para tomar conta da terra, dentre eles Cosme Fernandes, Antônio Rodrigues e Lopo de Pina, que mais tarde se revela irmão de Cosme Fernandes, de quem ele se perdeu durante uma invasão bárbara em Portugal.
Passados alguns anos, Cosme Fernandes volta a Portugal, onde começa a trabalhar com o Conde de Ourique , mas logo se desentendem e assim, o Bacharel retorna à Terra dos Papagaios e abre o seu próprio negócio de venda de escravos negros: um porto no litoral do Ceará, o qual chama de Cananoa. Ao abrir esse porto, Cosme fica conhecido em toda a Europa como o maior negociante de negros da América, assim começando a ganhar muito dinheiro , logo se desntende com Lopo de Pina, que era um pouco invejoso e, por isso, roubou todas as riquezas do irmão e fugiu para o sertão do Ceará, desaparecendo em seguida.
Anos depois, Lopo de Pina é encontrado vivendo em um casarão na fronteira com Cabanheiras de Los Peuque, onde hoje é a Argentina. Ao se encontrarem, acontece um violento duelo de espadas, no qual Cosme se sobressai e resgata todo o seu dinheiro, acabando por matar Lopo de Pina com uma facada no coração.