Terra Papagalli
O livro relata em primeira pessoa as aventuras de Cosme Fernandes, também conhecido como ``O bacharel de Cananeia", figura histórica do início da colonização. Outras personagens da época são descritas no livro, entre elas João Ramalho, António Rodrigues, o cacique tupiniquim Piquerobi, Cristóvão Jacques, Pero Capico, Martim Afonso de Sousa e outros.
Terra Papagalli é escrito em linguagem do século XVI com tom jocoso, onde os autores mesclaram formatos literários da época, como diários de navegação, dicionários e bestiários. O livro é também uma crítica à forma de se viver no Brasil de hoje, assim como o de então, enfatizando ``10 mandamentos para o bem viver na Terra dos Papagaios".
Terra Papagalli abrange diversos gêneros literários, em princípio é uma carta, porém contém um diário, um dicionário e um bestiário. Trata-se de uma ficção com objetivo de mergulhar o leitor no Universo que era o Brasil Colônia na versão de um degredado. O livro é regido por um mistério que só é revelado nas últimas páginas: para quem afinal Cosme Fernandes está escrevendo esta carta que narra a sua vida ? Com muito bom humor e uma pitada ácida e irônica, este livro mostra como algumas coisas mesmo sendo antigas permanecem atuais.
Este é um livro incomum em tantos aspectos, um deles é que ele possui dois autores, ambos jornalistas, José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta. Nem todas as uniões e alianças funcionam, mas tenho que admitir que esta foi perfeita. O livro é tão bem escrito que dá vontade de ler até a lista de supermercado dos autores (quem leu A Culpa é das Estrelas vai entender a