Terra caída
Campus Universitário de Altamira
Faculdade de Letras Dalcídio Jurandir
Docente: Adelson Luiz Bayma
Disciplina: Sintaxe do Português
Turma Letras Intervalar 2009
Discentes: Cristiane Oliveira das Neves Paula Martins Marques
RESENHA – “TERRA CAÍDA”
O texto “Terra Caída” é o terceiro capítulo do livro “Inferno Verde” de Alberto Rangel, o qual conta a história de um ribeirinho chamado José Cordulo. Ele era um caboclo que vivia uma vida pacata com sua esposa Rosa e seus quatro filhos. Eles criavam algumas cabeças de gado, algumas galinhas no quintal e cultivavam roças de feijão, milho e mandioca somente para seu próprio sustento.
Cordulo era conhecido por ser um homem muito trabalhador, pois ele nunca se afastava do trabalho, estava sempre roçando, cuidando de suas roças, criações, caçando, fazendo canoas, queimadas e etc. Ele e sua família eram muito felizes, mesmo com todos os problemas e dificuldades da vida.
Um dia Cordulo e sua família foram convidados para um pagode na outra margem do rio, onde morava seu compadre Pacú. Passaram a noite toda com os amigos, dançando e se divertindo. Ao anoitecer, pegaram sua pequena canoa e retornaram para casa, porém durante a noite, na margem de sua casa, havia caído uma enorme tempestade, a qual fez com que a terra toda descesse para o rio carregando sua casa e tudo o que eles tinham, daí o título do capítulo “Terra Caída”. Cordulo ficou muito triste ao ver que toda sua vida tinha ido por barranco abaixo, todo seu suor e esforço. Seus filhos choravam e sua esposa Rosa contemplava com muita tristeza toda aquela lamentável cena. Porém, apesar de toda tristeza, Cordulo ergueu a cabeça e ao amanhecer do outro dia logo começou a enfiar novos esteios no chão para a construção de sua nova casa.
A vida de Cordulo não é tão diferente dos ribeirinhos dos nossos dias, pois os mesmo levam uma vida bem simples onde o pouco é muito, eles possuem um pedacinho de terra com algumas