Termômetro e Piromêtro
Utilizado como um líquido termométrico, o mercúrio é relativamente caro, e um bom condutor de calor.
Ele possui uma cor prateada brilhante, o que facilita sua visibilidade, além de não aderir às paredes do tubo capilar de vidro do termômetro. Isso tudo aumenta sua precisão na medição da temperatura.
O mercúrio não necessita de muito calor para se expandir, então pode medir facilmente a temperatura de um corpo, sem causar queda da temperatura desse corpo.
Seu ponto de solidificação é em torno de -39°C, portanto é apropriado para medir temperaturas não muito baixas. Além disso, o mercúrio tem também um alto ponto de ebulição (em torno de 357ºC), por isso pode ser usado também para a medição de temperaturas bem altas, como 357ºC
Pirômetro
O pirômetro ( também chamado de pirômetro óptico) é usado normalmente para a medição de altas temperaturas (sem contato com o corpo), superiores a 600°C. Geralmente, o pirômetro é usado para medir a temperatura de metais incandescentes em fundições.
O pirômetro de absorção-emissão é um dos mais comuns, e é utilizado para medir a temperatura dos gases, por meio de uma radiação emitida por uma fonte de referência, antes e depois da radiação incidir sobre esse gás (o gás acaba absorvendo parte dessa radiação). Consegue-se determinar sua temperatura através da análise de diferenças do espectro do gás. Todas essas medições são feitas no mesmo intervalo de comprimentos de onda.
Na medição de temperatura de metais incandescentes, observa-se pelo visor do pirômetro o metal, ajustando-se depois a corrente elétrica, que acaba percorrendo um filamento no interior do pirômetro, e aparece no visor.
Pode-se ler a temperatura em uma escala disposta junto a um elemento de ajuste das cores do filamento.
Termômetros que medem altas temperaturas são calibrados usando outros pontos fixos , e não as temperaturas de ebulição da água e