tipo de termometro
Passo 1
Principais equipamentos utilizados na medição de temperatura:
Podemos dividir os medidores de temperatura em dois grandes grupos, conforme a tabela baixo:
1º grupo (contato direto)
Termômetro a dilatação: de líquidos de sólido
Termômetro a pressão de líquido: de gás de vapor
Termômetro a par termoelétrico
Termômetro à resistência elétrica
2º grupo (contato indireto)
Pirômetro óptico
Pirômetro fotoelétrico
Pirômetro de radiação
Termovisores
Medidores com contato
Medidores sem contato
Termômetros de dilatação volumétrica:
Trata-se do instrumento mais utilizado na medição da temperatura, devido à facilidade de operação, baixo custo e grande variedade de aplicação. Seu princípio de funcionamento está baseado na expansão de um líquido em função da temperatura. O líquido é contido em um bulbo, expandindo em um tubo capilar. O mercúrio é o líquido mais comumente utilizado no intervalo de 38°C a 540°C, sendo que o intervalo inferior é limitado pelo ponto de congelamento do mercúrio e o ponto superior pela resistência do vidro. Um gás inerte é normalmente utilizado para preencher o espaço acima do mercúrio. Para temperaturas mais baixas outros líquidos podem ser usados, como álcool (até - 62°C), pentano (até -200°C) e mistura de propano (até -217°C).
Resumindo, baseiam-se na lei de expansão volumétrica de um líquido com a temperatura, dentro de um recipiente fechado.
Basicamente existem dois tipos de termômetros:
Termômetros de imersão total - Nesse tipo de termômetro a coluna do líquido deve ser totalmente submersa no fluido medido. Afim de facilitar a leitura, permite-se que uma pequena porção da coluna sobressaia, apesar de gerar um pequeno erro.
Termômetros de imersão parcial - Os termômetros de imersão parcial são calibrados para leitura correta quando imersos numa quantidade definida com a porção exposta numa temperatura definida. Se a parte exposta estiver a uma temperatura diferente da temperatura de