Termos do Comercio Internacional
A escola fisiocrática surgiu como reação iluminista ao mercantilismo no século XVIII e caracterizou-se como a primeira escola de economia científica. Consideravam a agricultura como fonte original de toda riqueza, porque somente ela permitia larga margem de lucros sobre um investimento pequeno.
Colbertismo –
Promovido por Jean Baptiste Colbert, controlador geral das finanças do rei Luis XIV.
Segundo essa escola, uma vez que a maior parte do comércio internacional se fazia por meio de metais, o colbertismo propunha que o volume de exportações fosse maior que o de importações para que se obtivesse uma balança comercial favorável.
As consequências desta política foram um protecionismo rígido que visava, entre outras coisas, o incremento da produção de manufaturados.
Drawback –
O drawback é um regime especial de incentivo à exportação. São três as modalidades do regime:
Restituição: os impostos são pagos por ocasião da entrada, porem são restituídos por ocasião da exportação do produto acabado obtido com os insumos importados ou outros de mesma natureza.
Suspensão: na importação de mercadorias a serem utilizada em processo de industrialização de produto a ser exportado, os tributos federais (imposto de Importação e IPI) terão sua exigibilidade suspensa. Há isenção de ICMS, de acordo com o Convênio ICMS 27/90, com alterações dos convênios 77/91 e 94/94.
Isenção: é isenta de tributos federais a importação de mercadorias em qualidade e quantidade equivalentes, destinada à reposição de mercadorias anteriormente importadas, utilizadas na industrialização de produto exportado. É a reposição de estoque com benefício isencional
Dumping
É uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos, mercadorias ou serviços por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um