Termos de desinfecção
Antissepsiaconjunto de medidas empregadas para impedir a proliferação microbiana.
Assepsiaconjunto de medidas utilizadas para impedir a penetração de micro-organismos (contaminação) em local que não os contenha.
Colonizaçãopropagação de um micro-organismo na superfície ou no organismo de um hospedeiro, sem causar agressão celular. Um hospedeiro colonizado pode atuar como fonte de infecção.
Contaminaçãoato ou momento em que uma pessoa ou um objeto se constitui em veículo mecânico de disseminação de um determinado agente patológico.
Desinfecçãoé o processo de eliminação de formas vegetativas, existentes em superfícies inanimadas, mediante a aplicação de agentes químicos e/ou físicos.
Desinfecção de alto níveldestrói todos os micro-organismos na forma vegetativa e alguns esporos.
Desinfecção de nível médioinativa o bacilo da tuberculose, bactérias na forma vegetativa, alguns fungos e vírus.
Desinfecção de baixo nívelelimina a maioria das bactérias, alguns vírus e fungos, não elimina o bacilo da tuberculose.
Desinfecção concorrenteé a aplicação de medidas desinfectantes o mais rápido possível, após a expulsão de material infeccioso do organismo de uma pessoa infectada, ou depois que ela tenha se contaminado com o referido material. Reduz ao mínimo o contato de outros indivíduos com esse material ou objetos.
Desinfecção terminalfeita no local em que esteve um caso clínico ou portador, ocorrendo, portanto, depois que a fonte primária de infecção deixou de existir (por morte ou por ter se curado) ou depois que ela abandonou o local. A desinfecção terminal aplicada raramente é indicada no caso de doenças transmitidas por contato indireto.
Desinfestaçãodestruição de metazoários, especificamente artrópodes e roedores, com finalidades profiláticas.
Disseminadorindivíduo capaz de eliminar micro-organismos para o meio ambiente.
Esterilizaçãodestruição de todos os micro-organismos,