Cadeia de suprimentos
Esterilização: Eliminação de todos os microrganismos, incluindo as formas mais resistentes. Há também esterilizantes físicos e químicos os mais comuns são calor seco e calor úmido, que são amplamente utilizados em hospitais, exceto em matérias sensíveis ao calor ou constituído de substancias química tóxicas ou voláteis.
Desinfecção: É um processo que inclui a destruição ou a remoção da maioria dos microrganismos, mais não de todos. A desinfecção é dividida em Baixo Nível – São destruídas as bactérias de forma vegetativa alguns fungos. Desinfecção de Nível Intermediário – Alem dos microrganismos eliminados no desinfecção de baixo nível, são atingidos o vírus da hepatite B e a maioria dos fungos. Desinfecção de Alto Nível – resistem apenas alguns tipos de esporos bacterianos mais resistentes e os vírus lentos.
2- Compare os métodos de esterilização por calor seco e calor úmido em termos de eficiência e facilidades de uso.
Calores secos em temperaturas suficientemente altas destroem a maioria dos microrganismos a um estado livre de contaminação ricrobiana é utilizada em incineração, flambagem, estufas.
Calor úmido por meio de água fervente ou da autoclavagem; é mais eficiente que o calor seco para destruir microrganismo; A ação esterilizante do calor úmido se da pela termocogulação das proteínas das células microbianas.
3- Escreva sobre os métodos químicos que empregam glutaraldeído e óxido de etileno, destacando onde são empregados, quais as vantagens e desvantagens no uso de ambos os agentes químicos.
O glutaraldeído é um esterilizante que pode ser utilizado para a esterilização de artigos termo-sensíveis, que não podem ser esterilizados pelos processos físicos, como: enxertos de acrílico, cateteres, drenos e tubos de poliestireno, objetos estes encontrados em ambientes ambulatoriais e hospitalares. Tem sido muito utilizado em alguns equipamentos como