termos coesivos
“Ando devagar porque já tive pressa
Levo esse sorriso porque já chorei demais” (Renato Teixeira/Almir Sater)
“Faz muito tempo mas eu me lembro
Você implicava comigo” (Nando Reis)
Partindo desses pressupostos, o presente artigo tem por finalidade analisar de forma criteriosa acerca de como funcionam esses elementos coesivos, de modo a fazê-lo(a) compreender perfeitamente como se dá todo o processo, a fim de que use tais elementos de forma consciente e adequada, sempre que necessário for. Sendo assim, vejamos:
Exemplos:
1- Embora, ainda que, mesmo que – Tais conectivos estabelecem relação de concessão e contradição, admitindo argumentos contrários, contudo, com autonomia para vencê-los. Observe o exemplo:
Embora não simpatizasse com algumas pessoas ali presentes, compareceu à festa.
2- Aliás, além de tudo, além do mais, além disso – Conferem mais credibilidade aos argumentos, reforçando-os juntamente à ideia final. Constate:
O garoto é um excelente aluno, aliás, destaca-se entre os demais. Além de tudo é muito educado e gentil.
3- Ainda, afinal, por fim – Incluem mais um elemento no conjunto de ideias retratadas, como também revelam mais um argumento a título de conclusão do assunto abordado. Note:
Não poderia permanecer calado, afinal, tratava-se de sua permanência na diretoria, e ainda assim pensou muito.
4- Isto é, ou seja, quer dizer, em outras palavras – Revelam retificações, esclarecimentos ao que já foi exposto anteriormente. Como podemos constatar em:
Faça as devidas retificações, isto é, corrija as eventuais inadequações, de modo a tornar o texto mais claro.
5- Assim, logo, portanto, pois, desse modo, dessa forma – Exemplifica o que já foi expresso, com vistas a complementar ainda mais a