Termométria
É a parte da Termologia que estuda as medidas e medições das temperaturas
TEMPERATURA:
É a medida associada ao grau de agitação de partículas de um corpo ou sistema físico. Portanto, ela indica o nível de energia térmica media entre partículas.
VARIAÇÕES DE TEMPARATURA
Observam-se no universo marcas de temperatura que apresentam variações de ordem de milhões de graus Celsius: em contrapartida, s homeostase dos seres vivos (processo de regulação que mantém o organismo em equilíbrio) só é garantida em um intervalo de temperaturas relativamente estreito.
Um dos motivos de o ser humano ter se estabelecido como espécie dominante na terra foi o fato de ele ter se adaptado a ambientes em que a mudança de temperatura era significativa.
Alterações de alguns graus na temperatura são suficientes para provocar desde indisposições físicas nos seres humanos até grandes alterações climáticas que afetam todos os ciclos biogeoquímicos.
O derretimento mais acentuado das geleiras, por exemplo, é uma das consequências do aquecimento global.
A Antártida, situada no estremo sul do planeta, é o local mais frio do mundo, apresentando temperaturas entre 0ºC e -65ºC. Apesar das condições inóspitas, ela tem uma fauna nativa relativamente diversificada e recebe anualmente milhares de pesquisadores que se fixam em bases internacionais.
O assentamento de Dallol, na região de deserto da Etiópia, é um dos lugares mais quentes do mundo. A temperatura média anual lá é de aproximadamente 34ºC e alcança facilmente os 60ºC em um dia de verão.
CALOR:
É a energia térmica em transito que está sendo transferida de um corpo a outro devido a diferença de temperatura existente entre eles – sempre do corpo de temperatura mais elevada para o de menor temperatura. Observe que, do modo como foi definido (isto é do ponto de vista da Física), não há sentido em dizer “o calor de uma partícula, corpo, substância, objeto ou sistema”, pois ele não está contido na