TERMOREGULAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA
FISIOLOGIA
TERMOREGULAÇAO
Introdução
A termorregulação é a representação de equilíbrio dinâmico entre fatores que acrescentam ou subtraem o calor. Existe uma integração de mecanismos responsáveis pela retenção (aumenta o calor) e dissipação do calor(diminui o calor), sendo os responsáveis pela prevenção do superaquecimento ou do super-resfriamento do corpo.
A manutenção da temperatura corporal constante exige que a perda de calor esteja coordenada com a taxa de produção de calor. O corpo humano utiliza mecanismos nervosos e hormonais para garantir que o corpo mantenha a temperatura interna constante, ocasionando calafrios, tremores e outros meios, chamados de termogênese.
O calor corporal pode ser perdido por radiação, convecção, condução e evaporação sendo esta a principal via de perda de calor durante o exercício físico em um ambiente frio.
Termostato do corpo – Hipotálamo
O centro termorregulador do corpo está localizado no hipotálamo, ele tenta manter uma temperatura central constante em torno do “ponto de ajuste”. O ser humano é homeotérmico, isto é, sua temperatura corporal interna é fisiologicamente regulada para manter-se em um certo nível apesar da variação da temperatura ambiente. A temperatura do ponto de ajuste dos seres humanos é de aproximadamente 37°C. O hipotálamo anterior é responsável por controlar o aumento do calor corporal e, o hipotálamo posterior rege as respostas do corpo às diminuições da temperatura.
O aumento da temperatura central faz com que o hipotálamo anterior inicie uma série de ações fisiológicas destinadas a aumentar a perda de calor. Essas ações incluem: o inicio da sudorese e o aumento do fluxo sanguíneo cutâneo.
A exposição ao frio faz com que o hipotálamo posterior promova alterações fisiológicas que aumentam a produção de calor corporal (tremor) e reduzem a sua perda (vasoconstrição cutânea).
Produção de calor metabólico
Somente uma pequena parte