fisica
INTRODUÇÃO
Considere-se sentado numa poltrona em sua casa. Talvez você nunca tenha pensado nisso mas está cercado por ondas. Ondas de diversos tipos, com causas e intensidades variadas e que o acompanham sempre a qualquer lugar e em qualquer tempo.
A voz das pessoas, o barulho dos carros, os acordes de uma música vêm até você através de ondas sonoras. A luz que lhe permite ver e ser visto se propaga como onda luminosa. O calor do Sol, as transmissões de rádio e televisão, a oscilação de uma corda de violão são mais exemplos de ondas que temos em nossa vida comum.
Sabe-se atualmente que toda matéria apresenta propriedades ondulatórias que podem ter grande intensidade variável em função de algumas características de cada corpo.
No estudo que estamos iniciando, vamos estudar o que é uma onda, suas propriedades, a classificação, etc.
ONDAS
Imagine um lago com a superfície bem calma, onde, de repente, se joga uma pequena pedra.
O choque da pedra na água produz uma perturbação que se vai transmitindo, formando uma linha circular (com centro no local onde a pedra bateu) e que vai se afastando lentamente.
Se continuarmos jogando outras pedrinhas no mesmo ponto, veremos que se formam novas perturbações análogas à primeira. Isso visto de cima daria a impressão de várias circunferências de mesmo centro.
Dizemos que estas perturbações produzidas na água são ondas que se formam no centro e se propagam no plano de água em todas as direções.
Suponha agora uma folha boiando próxima ao local onde caiu a pedra. Quando a oscilação produzida pela pedra passar na posição onde a folha se encontra, esta irá subir e descer mas não acompanhará o movimento de propagação da onda. Em outras palavras, a onda transmite a oscilação mas não transporta a matéria que se encontra em seu caminho.
Podemos entender esta oscilação da folha como sendo transmitida pela onda. Observa-se que a folha recebe esta energia e se eleva para, em