INFORMÁTICA PNL

1095 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO
A Programação não Linear é uma área complementar da Programação Linear. Essas são duas áreas básicas na Programação Matemática. O principal conceito envolvido em Programação Não-Linear é o de taxa de variação e também derivadas e gradientes.
Notas Históricas

Para falar da programação não Linear não deixa-se de falar da História em Geral da Programação Linear porque a Programação não Linear surgiu por intermédio da programação Linear; A programação linear surgiu como um dos mais importantes ramos da programação matemática com uma vasta aplicação prática. O problema de optimizar uma função linear sujeita a restrições lineares teve as sua origem com os estudos de Fourier sobre sistemas lineares de inequações em 1826. No entanto, só em 1939 Kantorovich faz notar a importância prática destes problemas, tendo criado um algoritmo para a sua solução. Num documento cujo objectivo era expor conceitos, Kantorovich apresentou exemplos para a aplicação da programação linear, sendo a ideia fundamental de cada exemplo a obtenção da maior produção possível com base numa utilização óptima dos recursos disponíveis. Um desses exemplos envolvia a distribuição de fluxos de carga (distribuídos através de veículos de transporte), usando diferentes rotas em redes rodoviárias de forma a satisfazer os requisitos e as restrições de capacidade das rotas, minimizando o consumo de combustível. O conhecimento sobre este trabalho chegou só ao ocidente depois de 1950.
O problema de optimizar uma função linear sujeita a restrições lineares tem o seu auge com George Dantzig na década de 1940, consultor de matemática do US Air Force Comptroller, e com o prémio Nobel da Economia George Stigler, que formulou o problema das dietas como um problema de mistura de componentes. Dantzig não só formula o problema de programação linear, mas também cria o Algoritmo do Simplex para a sua solução em 1947. Ainda em 1947, Koopmans mostra que a programação linear é um modelo apropriado para

Relacionados