Termoregulaçao
Prof. Rony Antonio Ferreira DZO - UFLA
Definições
• Estresse: fator ambiental que causa tensão. • Tensão: componente orgânico consequência do
estresse.
• Aclimação: adaptação a um elemento isolado. • Aclimatação: adaptação a vários ambientes.
Classificação dos animais quanto à termorregulação
PECILOTÉRMICOS: animais de sangue frio Heterotérmico: “temperatura diferente” Mais compatível Poiquilotérmico: “temperatura mutável”
HOMEOTÉRMICOS: animais de sangue quente Homeotérmico: “temperatura similar”
Quanto à produção de calor:
ENDOTÉRMICOS: Geram calor internamente (aves, mamíferos). EXOTÉRMICOS: Dependem do calor externo (insetos, peixes, anfíbios).
Vantagens dos ENDOTÉRMICOS:
Mantem o sistema nervoso em temperatura equilibrada, favorecendo a estabilidade das funções; Adaptam-se a vários ambientes; Tem desempenho locomotor superior; Em maiores latitudes são prevalentes; Apresentam tecidos com maior número de mitocôndrias (fosforilação normal e não acoplada).
Vantagens dos ECTOTÉRMICOS
Eram considerados menos evoluídos, entretanto: Gastam menos energia na termorregulação, podendo utilizar mais para crescimento e reprodução; Necessitam menos alimentos porque requerem taxa metabólica tecidual menor (4 a 8 vezes) que os endotérmicos; Podem passar grande tempo abrigados, sendo menos expostos a predadores; Em seu metabolismo, necessitam menos água que os mamíferos.
Alguns homeotérmicos se comportam como heterotérmicos
Hibernação do urso polar no inverno pela dificuldade de encontrar alimentos. Ursos que permanecem em regiões permanentemente geladas, não hibernam
(ursos da Baía de Hudson caçam focas no inverno).
Homeotermia:
Mecanismo de regulação térmica dos homeotérmicos.
Temperatura constante é essencial para fisiologia normal. A temperatura não é uniforme em todo o corpo do animal. Deve haver gradiente térmico entre o núcleo central e superfície da pele para o animal