Educação de jovens e adultos
Desenvolvimento da oralidade e do Raciocínio Lógico
Desenvolvimento da oralidade- a oralidade é uma prática social interativa para fins comunicativos, que se apresenta sob várias formas ou gêneros textuais. O jovem ou adulto, ao dar inicio ao seu processo de alfabetização já domina a fala e pode se considerado um falante nativo com grande domínio da língua. Na educação de jovens e adultos, o desenvolvimento da oralidade processa-se a partir dos relatos da vida. Também é muito importante desenvolver nos educandos a capacidade de escuta, não só para o desenvolvimento da atenção sobre o assunto, mas, como uma atitude de respeito.
Alfabetização matemática e o desenvolvimento do raciocínio lógico- a matemática é um dos instrumentos necessários para uma participação consciente, organizada e crítica em uma sociedade. Na EJA, é necessária uma proposta para o ensino de matemática, que dê condições ao educando de pensar e atuar conscientemente em sua realidade, contribuindo para a formação do cidadão. O ensino de matemática com tais características dá condição para o educando de o EJA, pensar e atuar em sua realidade social, questionar, construir e estruturar o seu próprio conhecimento.
Desenvolvimento cognitivo e social dos Educandos da EJA
A constante mudança na sociedade atual tem forçado a escola a modificar seus objetivos, adequando-se as exigências do mercado de trabalho e do trabalhador. Analisar o desenvolvimento cognitivo e social dos educandos da EJA implica analisar a influência da mediação sociocultural na aprendizagem. Considerar possibilidade de influência da escolarização sobre os processos de funcionamento cognitivo, não implica considerar que sujeitos escolarizados possuem um modo de funcionamento cognitivo superior ao de sujeito pouco ou não escolarizados. Se a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento, por um lado a escola tem um papel essencial na construção do intelecto dos indivíduos que vivem em sociedades