TERMOQUÍMICA II
QUÍMICA GERAL
CURSO
QUÍMICA-TERMOQUÍMICA II
TURMA
3023
DATA
15/05/2014
GRUPO
Gabriela Pereira Da Silva ,UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ NITERÓI-UNESA
CURSO:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
TÍTULO
“Determinação da Capacidade Calorífica de um calorímetro e Determinação do Calor de Neutralização do NaOH(aq)”
OBJETIVOS
Determinação da capacidade calorífica do calorímetro e Determinação do calor de neutralização.
INTRODUÇÃO
Capacidade calorífica é a grandeza física que determina o calor que é necessário fornecer a um corpo para produzir neste determinada temperatura variação térmica. Para muitas substancias, costuma-se utilizar capacidade calorífica molar (capacidade calorífica por mol) ou, ainda, capacidade calorífica especifica (capacidade de calor especifico por unidade de massa, as vezes chamada simplesmente calor especifico).A unidade utilizada é a Cal/°C.
O calor de reação entre um ácido e uma base é denominado calor de neutralização.Em solução aquosa , os ácidos e as bases fortes encontram-se completamente dissociados, e o calor de neutralização é numericamente igual ao calor de dissociação as água com sinal contrário. Quando o ácido ou a base não estão completamente dissociados o calor de neutralização assume valores diferentes. No caso do ácido acético, que é um ácido fraco, parte das moléculas não se encontram dissociadas. Isto é representado pela equação:
CH3COOH + aq = CH3COOH(aq) (V)
MATERIAIS E REAGENTES
-Calorímetro (copo de isopor),termômetro,becher,proveta e balança.
Reagentes:
-Solução 1M de NaOH e solução 1M de HCl
PROCEDIMENTOS
1° Parte:Capacidade Calorífica do Calorímetro
a) Colocar,utilizando uma proveta, 100,0 ml de água destilada no calorímetro de isopor.Com o termômetro,medir e anotar a temperatura exata, t1. (t1= 23 °C).
b) Colocar utilizando uma proveta, 100 ml de água destilada em um becher e aquecer até cerca de 60 °C.Medir e anotar a temperatura