Termoquimica
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
TERMODINÂMICA
ILHÉUS-BAHIA
2012
SUMÁRIO
2 INTRODUÇÃO 1 3 OBJETIVO 4 4 PARTE EXPERIMENTAL 5 5 RESULTADOS E ANÁLISE 6 6 CONCLUSÕES 7 7. REFERÊNCIAS 8
*
* 2 INTRODUÇÃO
As reações químicas ocorrem sempre com liberação ou absorção de energia. A energia é liberada caso a energia dos produtos seja menor que a dos reagentes, mas se energia dos produtos seja menor que a dos reagentes, então o sistema absorve energia durante o progresso da reação. Calor é uma forma de energia em transito de um corpo para o outro em virtude da diferença de temperatura. (RUSSEL)
Termoquímica é o ramo da química responsável por descrever os ganhos e as perdas de calor num processo físico ou químico. Segundo Atkins,
“Em termodinâmica, o universo é formado por um sistema e sua vizinhança ( imagem 1). Um sistema aberto pode trocar matéria e energia com a vizinhança. Um sistema fechado só pode trocar energia. Um sistema isolado não pode trocar nada.” (ATKINS)
Imagem-1 . Da esquerda para direita, sistema aberto, fechado e isolado.
A quantidade de calor liberada ou absorvida pode ser calculada pela equação-1 abaixo:
Q=m.c. ∆T (Equação-1)
Onde Q é a quantidade de calor liberada ou absorvida( J ), m é a massa da substância (g), c é o calor específico da substância (J/g.ºC) e ∆T é a variação de temperatura (ºC).
A variação da quantidade de calor de um sistema é medido em laboratório por meio de um calorímetro ( imagem 2 ). Como não existe um calorímetro ideal, ou seja um aparato que forneça completo isolamento entre o sistema e a vizinhança e não interfira no processo, deve-se considerar a capacidade calorífica do instrumento. Para se calcular a capacidade calorífica de um calorímetro considera-se, segundo a lei da conservação de energia, a equação 2:
Qcedido+Qrecebido=0→ QH2Of+QH2Oq+ QCal=0 (Equação-2)
Com base na equação-1 tem-se que:
QH2Of= mH2Of.cH2O.(Te-