Termopares
Termopar é um par de fios metálicos de natureza diferente, unidos pelas extremidades e utilizados na medição de temperatura.
Efeito Seebeck: quando dois fios metálicos de natureza diferente, são unidos por suas extremidades e estas estão submetidas a temperaturas diferentes, constata-se o surgimento de um fluxo de elétrons através dos dois condutores.
Efeito Peltier: nas junções feitas entre dois fios metálicos distintos, é absorvido ou liberado calor, quando se faz circular por eles uma corrente elétrica.
Efeito Thompson: a magnitude da força eletromotriz gerada a partir da diferença entre as temperaturas das junções de dois fios metálicos diferentes depende da natureza desses metais.
LEIS DA TERMOELETRICIDADE
Lei dos materiais homogêneos: quando um metal A quimicamente homogêneo formar um par termoelétrico com um metal B, nas mesmas condições, a força-eletromotriz gerada depende, exclusivamente da diferença entre a temperatura das junções dos metais.
Lei dos materiais intermediários: a inserção de um metal C intermediário entre as junções A e B não influenciará na geração da força eletromotriz desde que a temperatura nas extremidades deste metal C (nas junções) seja a mesma.
Lei das temperaturas intermediárias: se dois metais homogêneos (A e B) geram uma força eletromotriz E1, quando suas extremidades estão submetidas as temperaturas T1 e T2, e uma força eletromotriz E2 quando as temperaturas são T2 e T3, quando suas junções forem submetidas as temperaturas T1 e T3, a força eletromotriz gerada será E3 que será o somatório das forças E1 e E2 conforme a equação a seguir:
E1=T1-T2 E1+E2=T1=T2+T2-73
E3=T1-T3 E3=T2-T3
CLASSIFICAÇÃO DOS TERMOPARES QUANTO A CONSTRUÇÃO
Tipos de termopares
Quanto ao tipo de isolação Quanto a posição da junta de medição
Cerâmica Mineral Junta isolada Junta