Termologia
01. As esferas A e B da figura têm a mesma massa e estão presas a fios inextensíveis, de massas desprezíveis e de mesmo comprimento, sendo L a distância do ponto de suspensão até o centro de massa das esferas e igual a 0,80 m. Inicialmente, as esferas encontram-se em repouso e mantidas nas posições indicadas. Soltando-se a esfera A, ela desce, indo colidir, de forma perfeitamente elástica, com a esfera B. Desprezam-se os efeitos da resistência do ar. Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S):
01. Considerando o sistema constituído pelas esferas A e B, em se tratando de um choque perfeitamente elástico, podemos afirmar que há conservação da quantidade de movimento total e da energia cinética total do sistema.
02. Não é possível calcular o valor da velocidade da esfera A, no instante em que se colidiu com a esfera B, porque não houve conservação da energia mecânica durante seu movimento de descida e também porque não conhecemos a sua massa.
04. A velocidade da esfera A, no ponto mais baixo da trajetória, imediatamente antes colidir com a esfera B, é 4,0 m/s.
08. Durante o movimento de descida da esfera A, sua energia mecânica permanece constante e é possível afirmar que sua velocidade no ponto mais baixo da trajetória, imediatamente antes de colidir com a esfera B, é de 3,0 m/s.
16. Imediatamente após a colisão, a esfera B se afasta da esfera A com velocidade igual a 4,0 m/s.
32. Após a colisão, a esfera A permanece em repouso.
64. Após a colisão, a esfera A volta com velocidade de 4,0 m/s, invertendo o sentido do seu movimento inicial.
02. Um corpo de massa m está em contato com uma mola de constante elástica k que sofre uma deformação x. O sistema é liberado e o corpo é lançado, indo se chocar frontalmente com outro corpo de massa M em repouso, preso a uma haste rígida de comprimento L e massa desprezível. A haste está presa por um pino na outra extremidade de forma a poder girar sem atrito. Após o choque, os corpos permanecem