Termologia calor especifico e dilatação
Bianca L. Quadros, Felipe R. de Azevedo, Maria Júlia D. Osório, Otávio S. Bonilha
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, Eng. Civil
RESUMO: O presente artigo foi elaborado a partir dos conhecimentos de termologia, obtidos na matéria de Física II, do curso de Engenharia Civil. A elaboração do mesmo consiste em fazer experimentos e, por conseguinte, os cálculos em busca do calor específico e da dilatação linear de três materiais diferentes e, posteriormente, a comparação destes com os valores já tabelados. Certamente os resultados obtidos não foram assíduos, contudo foi possível determinar o erro e alegar por que o mesmo veio a intercorrer.
Palavras-chave: dilatação linear, calor específico, termologia.
1. INTRODUÇÃO
O seguinte artigo aborda os temas de dilatação térmica linear e cálculo do calor específico dos materiais, baseado nos experimentos realizados nas aulas de Física Experimental II, do 4º período do curso de Engenharia Civil.
Com a variação de temperatura ocorre variação de dimensões nos corpos, chamada de dilatação térmica. Nos experimentos apresentados neste artigo utilizou-se a dilatação em uma só dimensão, chamada de dilatação linear, com a finalidade de encontrar o coeficiente de dilatação linear de cada um dos materiais estudados, que é a capacidade que cada um tem de dilatar em mesmas condições.
A dilatação é muito importante no ramo da construção civil, pois as edificações podem ser fortemente danificadas com essa variação de dimensões, assim sendo os espaços sempre são calculados para uma provável dilatação. Outra característica própria de cada material é o calor específico, que é a quantidade de calor que um grama de uma substância recebe ou cede para que sua temperatura se altere de 1oC. Para obtenção desse valor o método utilizado foi o somatório da quantidade de calor trocado no sistema, que ocorre em razão do calor ser um tipo de energia que transita entre os corpos para