Calor
Quando colocamos dois corpos com temperaturas diferentes em contato, podemos observar que a temperatura do corpo "mais quente" diminui, e a do corpo "mais frio" aumenta, até o momento em que ambos os corpos apresentem temperatura igual. Esta reação é causada pela passagem de energia térmica do corpo "mais quente" para o corpo "mais frio", a transferência de energia é o que chamamos calor.
Calor é a transferência de energia térmica entre corpos com temperaturas diferentes.
A unidade mais utilizada para o calor é caloria (cal), embora sua unidade no SI seja o joule (J). Uma caloria equivale à quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de um grama de água pura, sob pressão normal, de 14,5°C para 15,5°C.
A relação entre a caloria e o joule é dada por:
1 cal = 4,186J
Partindo daí, podem-se fazer conversões entre as unidades usando regra de três simples.
Como 1 caloria é uma unidade pequena, utilizamos muito o seu múltiplo, a quilocaloria.
1 kcal = 10³cal
Calor e temperatura
Apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos, existe uma diferença entre calor e temperatura, dois conceitos importantes da termologia.
Calor é a energia térmica em movimento, ou seja a energia cinética proveniente da movimentação dos átomos ou moléculas.
Por outro lado, a temperatura é a grandeza física usada para medir a energia cinética em questão. A temperatura associa um número à vibração entre moléculas. A temperatura é o sistema ou escala criada para medir a vibração molecular, ou seja, ao calor.
Calorimetria
A calorimetria é o campo que estuda ou processo usado para medir a quantidade de calor que é absorvida ou libertada durante um fenômeno químico ou físico.
No âmbito da medicina, a calorimetria é usada para medir o metabolismo basal de um determinado organismo, calculando o calor produzido por um determinado indivíduo. A calorimetria também pode ser usada para quantificar as calorias dos alimentos.
Calor específico
A expressão calor específico indica a