Termodinâmica
Trabalho De
Física
E.E.E.F.M. "Arariboia"
Termologia e Dilatação Térmica
Introdução.
A termologia (termo = calor, logia = estudo) é o ramo da física que estuda o calor e seus efeitos sobre a matéria. Ela é o resultado de um acúmulo de descobertas que o homem vem fazendo desde a antiguidade, sendo que no século XIX atinge o seu clímax graças a cientistas como Joule, Carnot, Kelvin e muitos outros. Durante esta e as próximas páginas procuraremos introduzir os conceitos de temperatura e calor, bem como os vários efeitos que este último impõe aos corpos tais como mudança de estado e dilatação.
Conclusão.
Como podemos ver a termologia é a parte da física que estuda o calor. Os fenômenos são interpretados a partir de modelos da estrutura da matéria, sob dois pontos de vista distintos, porém complementares: o macroscópico (temperatura, energia interna e pressão) e o microscópico (velocidade e energia cinética de átomos e moléculas).
A dilatação resulta em modificação do volume, então concluímos que a mesma influi também na densidade das substâncias (d=m/V). Um desses resultados observa-se na formação dos ventos. O ar, quando aquecido, dilata-se e, por ter então menor densidade, sobe. Quando esfriar irá descer. Isto causa as correntes de ar por rarefação. Em nossas casas também quando abrimos a porta da geladeira, sempre sentimos o ar frio nos pés. Isto mostra que, quando frio, o ar se contrai, ocupa menor volume, portanto mais denso, portanto mais pesado por unidade de volume, fazendo que o mesmo desça.
Dilatação Térmica
Todos os corpos existentes na natureza, sólidos, líquidos ou gasosos, quando em processo de aquecimento ou resfriamento, ficam sujeitos à dilatação ou contração térmica. O processo de contração e dilatação dos corpos ocorre em virtude do aumento ou diminuição do grau de agitação das moléculas que constituem os corpos. Ao aquecer um corpo, por