Filosofia estética
Ana Clara Flórido e Manuela Soares
Filosofia Estética
Praia Grande
2014
Ana Clara Flórido e Manuela Soares
Filosofia Estética
Professor Rogério – Filosofia
Praia Grande
2014
Índice
Introdução ......................................................................................................... 4
Filosofia da Arte e Estética ............................................................................... 5
Conclusão ......................................................................................................... 6
Introdução
A estética é uma ciência que remete para a beleza e também aborda o sentimento que alguma coisa bela desperta dentro de cada um de nós. É também conhecida como a filosofia do belo e na sua origem era uma palavra que indicava a teoria do conhecimento sensível (estesiologia). O significado que é atribuído atualmente à estético foi introduzido por A.G. Baumgarten, para descrever aquilo que na sua altura se chamava de "crítica do gosto".
4
Filosofia da Arte e a Estética
O ser humano, desde a antiguidade, se volta para as questões estéticas e de percepção sensorial, além de atribuir valor às produções humanas, o que inclui a arte. A arte é o meio pelo qual o homem expressa um conceito e se manifesta, desde os primórdios até a atualidade.
Voltada principalmente para a beleza e à arte, a Estética está intimamente ligada à realidade e às pretensões humanas de dominar, moldar, representar, reproduzir, completar, alterar, apropriar-se do mundo como realidade humanizada. Na contemporaneidade, a Estética nos conduz para além do império da técnica, das máquinas e da arte como produto comercial, ou do belo como conceito acessível para poucos, na busca de espaço de reflexão, pensamento, representação e contemplação do mundo.
Ao longo dos tempos, a