Fisica
Principio das Trocas de Calor
1 - Objetivo:
O objetivo deste experimento é verificar a troca de calor entre sistemas de temperaturas diferentes.
2 - Material Usado: * Calorímetro * Termômetro * Botija com fogareiro * Água quente e fria * Becker (Colocar o restante do material Usado, pois eu não anotei ok)
3- Procedimento Experimental:
Colocar 150ml de H2O no calorímetro e medir a temperatura, Ferver 150ml de H2O com o solido no seu interior. Medir a temperatura até chegar a 90°C e retirar o Corpo, colo calo no calorímetro, esperar o equilíbrio térmico e medir a temperatura Final. Achando assim o calor específico.
4 - Introdução Teórica:
Termologia é a parte da física que estuda o calor, ou seja, ela estuda as manifestações dos tipos de energia que de qualquer forma produzem variação de temperatura, aquecimento ou resfriamento, ou mesmo a mudança de estado físico da matéria, quando ela recebe ou perde calor. A termologia estuda de que forma esse calor pode ser trocado entre os corpos, bem como as características de cada processo de troca de calor.
Calorimetria é a parte da física que estuda as trocas de energia entre corpos ou sistemas quando essas trocas se dão na forma de calor. Calor significa uma transferência de energia térmica de um sistema para outro, ou seja: podemos dizer que um corpo recebe calor, mas não que ele possui calor. A Calorimetria é uma ramificação da termologia.
As trocas de calor entre dois corpos de diferentes temperaturas podem proporcionar tanto uma mudança em seus estados de agregação molecular, como em suas temperaturas; sendo conveniente ressaltar que tais mudanças nunca ocorrem simultaneamente.
Calor específico é uma grandeza física intensiva que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor. Também é chamado de capacidade térmica mássica. A unidade no SI é J/(kg.K) (joule por quilograma e por kelvin). Uma unidade usual bastante utilizada para