Resíduos sólidos
CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
RESÍDUOS SÓLIDOS
Disciplina: Ciências do Ambiente – 2013 Turma: E-MEC-B5-EAD
Petrópolis
2013
QUESTÃO 01: A palavra lixo é derivada do latim lix, e significa cinza.
I - O que significa lixo na linguagem técnica?
Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos e é representado por materiais descartados pelas atividades humanas.
II - Explique o histórico do surgimento dos resíduos sólidos no meio ambiente.
Em meados do séc. VIII a.C. o Homem era nómada, morava em cavernas e limitava-se a caçar animais e a comer frutos das árvores. Embora produzisse resíduos, eram em pequena quantidade e biodegradáveis, não suscitando graves problemas.
Em 2500 a.C na Mesopotâmia, os sumérios enterravam os seus resíduos agrícolas e domésticos. Resíduos estes que depois eram reutilizados como fertilizante nos campos dos cereais.
É pelo ano de 150 a.C. que, em Roma, se começa a enterrar os resíduos em valas. Isto deveu-se ao facto observado de que os insetos e roedores apareciam perto das lixeiras a céu aberto. Na Grécia surge o primeiro depósito de lixo, por volta de 500 a.C.
Na Idade Média, os lixos eram despejados para a rua, juntamente com os excrementos.
Estas práticas estiveram na origem de epidemias como a Peste Negra, a Cólera e a Febre Tifoide.
No séc. XIX começa-se a fazer a reutilização e reciclagem de materiais. Alimenta-se os animais com resíduos orgânicos e utiliza-se o estrume dos mesmos para fertilizante dos solos.
No séc. XIX, em Inglaterra, surge a primeira incineradora. Esta queimava os resíduos e produzia energia eléctrica. Com a revolução industrial e todos os materiais, equipamentos e técnicas que dela surgiram, os resíduos aumentaram, naturalmente, assim