Planejamento ambiental
A Verdesaine realiza trabalhos de planejamento ambiental desde pequenos ambientes como casas até grandes áreas como condomínios e loteamentos, praças, fazendas, parques e empreendimentos turísticos.
Para compreendermos o que é o planejamento ambiental, é necessário termos uma noção clara sobre o significado da palavra planejamento.
Planejamento é o ato ou efeito de planejar, ou planificar. É o trabalho de preparação para qualquer empreendimento, no qual se estabelecem os objetivos, as etapas, os prazos e os meios para sua concretização. Planejar significa fazer o plano ou a planta de algo, projetar, traçar.
O Planejamento Ambiental é o ato de planejar o urbano ou o rural considerando o meio ambiente, os ecossistemas, a hidrologia e os objetivos humanos.
Costumamos dizer que o planejamento ambiental permite a criação de Ecossistemas Humanos Sustentáveis.
Permacultura
Aplicamos a Permacultura para a realização do planejamento ambiental. A Cultura Permanente, ou Permacultura, é uma metodologia de planejamento para a sustentabilidade. Deve-se buscar uma cultura de permanência onde tudo é feito para sustentar e durar.
Para planejar um ambiente humano sustentável, a permacultura oferece uma série de ferramentas de apoio ao designer ambiental. Entre estas ferramentas temos: design por análise de funções e componentes, análise de sistemas, zoneamento e setorização.
Muitas considerações e mapeamentos são realizados para a definição do planejamento. O ideal é sempre fazer a opção pelo uso de soluções sustentáveis para saneamento, produção agrícola, descartes, abastecimento de água, fornecimento de energia, construções, dentre outras necessidades humanas.
As imagens a seguir representam um planejamento que realizamos para um hotel-fazenda.
Setorização: levantamento das energias que adentram o sistema, no local de implantação de um empreendimento, ou de uma residência. Pode ser necessário realizar diversas setorizações