termologia basicas da contabilidade de custos
A contabilidade de custo, atua como responsavel pelo controle, planejamento e classificação, alem da apropriação dos gastos com a finalidade de calcular os valores de inventarios, auxiliando no estabelecimento do preço de venda e fornecendo subsidios para a gestão eficiente da empresa.
Gastos
A compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrificio para a entidade (desembolso), sacrificio esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativo (normalmente dinheiro).
Despesa
Bens consumidos direita ou indireitamente para obtenção de receitas. São itens que reduzem o patrimonio liquido e que tem essa caracteristica de representar sacrificios no processo de obtenção de receitas.
Custo
Determinam o preço da venda, se ocusto forem maiores do que o preço da venda, terá prejuizo. Todos os custos aplicaveis ao produto ou serviços precisam ser considerados (incluindo fabricação, venda e outras despesas ) quando se for determinar o preço da venda.
Custos direitos
São aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados, porque há uma medida objetiva de seu consumo nesta fabricação. Ou seja, são aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados porque há uma medida objetiva de seu consumo nessa fabricação.
São os que podem ser diretamente (sem rateio) apropriados aos produtos, bastando existir uma medida de consumo (quilos, horas de mão-de-obra ou de máquina, quantidade de força consumida, etc.). Em geral, identificam-se com os produtos e variam proporcionalmente à quantidade produzida.
Custos indireitos
São os que, para serem incorporados aos produtos, necessitam da utilização de algum critério de rateio. Ou melhor, são os que dependem de cálculos, rateios ou estimativas para serem apropriados em diferentes produtos. O parâmetro utilizado para as estimativas é chamado de base ou critério de rateio. Custos fixos
São