ETAPA 01 DE CUSTOS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Prof. Marcia Marcondes
4ª Semestre – Noturno
Alunos
Dayse Luiza Nunes de
Lima
Dion Lemes Queiroz Costa
Geisiane Souza
Gisele Nereu Lima
Jaqueline Sakito
Luana Spina
RA
9896550939
7090583387
7243592061
2300003009
7093560731
8047760249
Taboão da Serra
2015
ATPS
ETAPA 1 - Terminologia e Classificação de Custos.
Passo 3 - Escrever um resumo de no mínimo 2 laudas e no máximo 4 laudas, descrevendo as conclusões dos pontos anotados no passo 1, e os pontos estudados no passo 2.
Custos Diretos
Com base nos passos anteriores, podemos concluir que custos diretos nada mais são do que aqueles que podem ser identificados e diretamente apropriados a cada tipo de obra a ser custeada, ou seja, sua ligação é direta a cada tipo de bem ou função de custo. Também pode ser ligado a um produto ou linha de produto, centro de custo ou departamento, exemplo: compra de matéria-prima usada na fabricação do produto ou consumo de materiais diretos, entre outros.
Na Apropriação dos custos diretos, para saber sobre o consumo de materiais, por exemplo, pode-se implantar um sistema de requisição de material, assim tendo controle do que é retirado do almoxarifado e qual sua finalidade. A respeito da mão de obra, pode-se implantar um sistema de ponto eletrônico, assim tendo o controle da presença no dia a dia de cada funcionário, o departamento a qual pertence e os horários desde o inicio até o termino da jornada de serviço. Para as empresas prestadoras de serviços, o uso de requisições de serviço é fundamental para obter o controle da jornada do funcionário.
Custos Indiretos
Custos indiretos são custos que não se podem apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão de obra, gastos de energia, com base em horas em